Banhos árabes de Palma de Maiorca

Banhos árabes de Palma de Maiorca

Localizados no centro histórico de Palma de Maiorca, os banhos árabes são a construção mais bem conservada do período islâmico. Fiel reflexo do passado da cidade, oferecem a possibilidade de conhecer um aspecto da cultura que passaria a fazer parte da história de Maiorca.

Fundada pelos árabes sobre restos romanos, Palma de Maiorca, conhecida naquele momento como Madina Mayurqa, foi dotada de um excelente sistema hidráulico que seria ideal para a instalação de banhos públicos, elementos imprescindíveis para a vida social dos antigos habitantes da capital.

No coração histórico de Palma ainda se conservam os restos bastante completos desses banhos árabes do século XI que deixam constância de uma arquitetura islâmica que, infelizmente, está praticamente extinta em toda a ilha atualmente.

Os banhos de relance

Ao entrar nos banhos árabes de Palma de Maiorca, você verá um vídeo que mostra como o sistema de águas frias e quentes funcionava, oferecendo uma viagem no tempo para conhecer o período de dominação árabe por meio de um dos lugares mais antigos da cidade.

Nas instalações dos banhos árabes ainda se conservam algumas salas, condutos de vapor e os restos das chaminés que eram usadas para esquentar a água e climatizar algumas das câmaras.

Uma das partes mais chamativas da visita é o jardim, um tranquilo espaço repleto de vegetação, ideal para descansar durante os dias mais cálidos.

Uma visita disputada

Os banhos árabes de Palma são parte do patrimônio da ilha e sua localização central faz dele um dos principais lugares para ver em Maiorca. A visita não é muito longa, já que os banhos são pequenos, mas convém não ter muitas expectativas.

Horário

De abril a novembro: das 9:30 às 20:00 horas.
De dezembro a março: das 9:30 às 19:00 horas.

Preço

Ingresso: 2 (US$2,40).