Durante o dia de hoje, 1% do valor das suas reservas será doado para a luta contra o cancro da mama
Serra de Tramuntana

Serra de Tramuntana

A Serra de Tramuntana é a principal zona montanhosa das Ilhas Baleares. Localizada no noroeste de Maiorca, seu nome está relacionado ao forte vento que sopra sempre nessa direção.

Em 2011, a Serra de Tramuntana foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e atualmente é uma das cadeias montanhosas mais importantes não só da Espanha, mas de toda a Europa.

A Tramuntana é famosa pelos seus desfiladeiros e escarpados únicos no continente, além de se caracterizar por uma paisagem rochosa que provoca um interessante contraponto com as calas e praias do resto da ilha.

O ponto mais alto da ilha

O Puig Major é o ponto mais alto de Maiorca. Esse monte conta com uma altura de 1.436 metros, o que faz dele um dos maiores picos de toda a Espanha.

Graças à pedra calcária e à geografia de todo seu conjunto, a Serra de Tramuntana é composta por impressionantes espaços naturais, como barrancos, grutas, precipícios, montanhas e desfiladeiros.

Um dos principais atrativos da zona é seu terreno desnivelado, um autêntico paraíso para os amantes da montanha e os esportes radicais. A superfície está cheia de gretas em alguns pontos, algo que permitiu que, com os anos, se formassem várias zonas de grutas e precipícios únicos na Europa.

Espaço natural protegido

Além da sua impressionante paisagem montanhosa, a zona onde se localiza o monte é rodeada por um espetacular parque nacional e por uma área protegida com seu próprio ecossistema.

Na Serra de Tramuntana se conservam alguns dos endemismos mais importantes das Ilhas Baleares, uma vegetação existente apenas nessas zonas, como é o caso de nove espécies de orquídeas e uma grande variedade de plantas com algumas samambaias.

Também se destaca em seu conjunto a zona do azinhal, um antigo bosque autóctone da ilha e que atualmente é o último refúgio de árvores mais próprias de climas frios e zonas montanhosas muito maiores.