Catedral de Maiorca

Catedral de Maiorca

Conhecida como a “Catedral da Luz” graças aos seus 59 vitrôs e suas 5 rosáceas, a Catedral de Maiorca é uma das construções religiosas mais importantes da Espanha e um dos principais lugares para ver em Maiorca.

Também conhecida como Sé, a catedral é a construção mais emblemática de Maiorca, um conjunto arquitetônico construído ao longo de vários séculos para se tornar uma autêntica obra de arte.

Construída há quase 800 anos com um estilo gótico mediterrâneo, a Catedral de Santa Maria de Palma de Maiorca foi instalada no lugar antes ocupado pela antiga mesquita da ilha.

No momento da sua construção, a catedral estava perto do mar, mas anos mais tarde aconteceu um aumento do terreno que finalmente seria ocupado pelo Parc de la Mar, um agradável espaço com um lago artificial que envolve a catedral.

O que ver na catedral

A Catedral de Maiorca é uma construção grandiosa e seria possível passar horas desfrutando dela. Já no interior, você encontrará uma das naves mais altas do período gótico na Europa, um espaço com uma altura de 45 metros, superado apenas pela nave da Catedral de Beauvais, na França.

A seguir, indicamos alguns dos pontos que vale a pena destacar durante a visita à Catedral de Maiorca:

Rosácea maior

Conhecida como o “Olho gótico”, a rosácea maior da catedral conta com quase 14 metros de diâmetro, o que faz dela a maior do seu estilo. Essas dimensões projetam um halo de luz praticamente mágico sobre o interior da catedral, enchendo as paredes do templo de brilho e cor.

Portal de El Mirador

Localizado na fachada sul da catedral, é formado por um portão de mais de 15 metros de altura considerado uma das peças da arquitetura mais importantes do período gótico na Espanha.

Sinos

A Catedral de Palma de Maiorca conta no total com 9 sinos de diferentes tamanhos e, como é tradição, cada um deles tem um nome. Um dos sinos mais destacados pelo seu tamanho é “N’Eloi”, uma peça com um diâmetro de dois metros que tem um peso de mais de 4.500 quilos.

Os terraços da catedral

Se a Catedral de Palma surpreende seus visitantes tanto pela grandeza do seu exterior quanto por seu detalhado interior, as instalações guardam um ás na manga que o visitante conhece ao percorrer os impressionantes terraços localizados no telhado do templo.

O passeio pelos terraços da Catedral de Palma permite contemplar a cidade do alto e de diferentes pontos de vista, oferecendo uma panorâmica inigualável.

Durante o passeio, o guia contará curiosidades sobre a catedral e sobre sua impressionante rosácea, a qual você poderá conhecer do exterior para se surpreender com suas dimensões monumentais.

É importante levar em conta que os terraços da Catedral de Maiorca só podem ser visitados entre março e outubro e é necessário reservar uma visita guiada. Ao ser uma atividade tão popular e contar com um número de vagas limitadas por dia, é importante reservar a visita com antecedência.

Você poderá fazê-lo diretamente no site da catedral neste link:

A cada ano, existem dois dias muito especiais em que a visita à catedral de Palma se torna um autêntico luxo. Nos dias 02 de fevereiro e 11 de novembro acontece o “espetáculo do oito”, um peculiar efeito lumínico que surge quando os raios de sol atravessam a rosácea para projetar sua luz desenhando duas rosáceas com forma de “oito”.

Visita guiada pela Catedral de Palma

A melhor forma de conhecer a Catedral de Maiorca é reservando uma visita guiada, assim você conhecerá os lugares mais interessantes da catedral e descobrirá as histórias e lendas mais peculiares sobre o templo.

Horário

De 2 de novembro a 31 de março:
De segunda a sexta, das 10:00 às 15:15 horas.
De 1º de abril a 31 de maio:
De segunda a sexta, das 10:00 às 17:15 horas.
De 1º de junho a 30 de novembro:
De segunda a sexta, das 10:00 às 18:15 horas.
Outubro:
De segunda a sexta, das 10:00 às 17:15 horas.
Sábados ao longo do ano inteiro: das 10:00 às 14:30 horas.

Preço

Adultos: 7 (US$8,30) (inclui audioguia)
Crianças: entrada gratuita.

Visita guiada pela catedral de Palma 23